• Home »
  • Eventos »
  • Evento: 5º Fórum Caminhos para o Espiritismo acontece em São Carlos-SP

Evento: 5º Fórum Caminhos para o Espiritismo acontece em São Carlos-SP

No dia 31 de agosto, acontece em São Carlos, na sede da Associação Espírita Obreiros do Bem, o 5º Fórum Caminhos para o Espiritismo. Promovido pela Associação Caminhos para Espiritismo, o evento terá um dia de palestras e debates com o objetivo de divulgar e levar o público a refletir sobre diferentes aspectos da Doutrina Espírita.

O tema do encontro será “As vozes na obra de Allan Kardec”. Oradores de São Carlos, Ribeirão Preto, Santos e Ibatiba (ES)irão abordar as diferentes ideias que influenciaram o codificador do Espiritismo na produção de sua obra. Leopoldo Daré, membro fundador da Associação Caminhos para o Espiritismo, aponta que o grande desafio do fórum será mostrar como as experiências de vida passada e a ação das sociedades espirituais, influenciam o ser humano na atualidade.

“Do ponto de vista da Doutrina Espírita podemos entender que a reencarnação e a presença do espiritual é algo real e as ‘vozes’ que influenciaram Kardec em seu tempo são as mesmas que influenciam cada um de nós em nosso dia a dia”, explica Daré.

A Associação

A Associação Caminhos para o Espiritismo foi criada em 2007 por um grupo de oradores da União das Sociedades Espíritas (USE) de Ribeirão Preto, para organizar eventos de temática espírita para toda a sociedade.“Inicialmente eram apenas apresentações pontuais, mas com o passar do tempo as abordagens foram se aprofundando e sentimos a necessidade de criar um grupo para expandir e dar continuidade ao trabalho”, relembra Daré.

O principal objetivo do grupo é estimular o encontro entre os vários aspectos do conhecimento e da prática espírita em diálogo com as ciências e filosofias contemporâneas. Em 6 anos foram realizados 9 eventos, sendo 2 Encontros, 3 colóquios e 4 fóruns, nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara e Matão.

Neste tempo de existência, a proposta da Associação também conquistou simpatizantes por todo o Brasil e, atualmente, possui associados em diversos estados.

A Divulgação na internet por meio do site,(www.caminhosparaoespiritismo.org.br), além de possibilitar um maior alcance na divulgação deu ao grupo em 2009 o Selo Valorização da Imprensa Espírita, prêmio concedido pela Agência de Notícias Espíritas da Paraíba (ANESPB)

5º Fórum

Em 2013 é a primeira vez que será realizado um evento do “Caminhos”em São Carlos. “O fórum é uma realização conjunta do Caminhos com o Grupo Kardecista Cairbar Schutel, a Associação Espírita Obreiros do Bem e o Núcleo Kardecista Paz Amor e Fraternidade, com o apoio da USE São Carlos, trabalhando com dedicação e entusiasmo”, conclui Daré.

O Encontro terá início às 8:30h com a abertura e as boas vindas aos participantes.

Durante o dia serão realizadas nove apresentações divididas entre os painéis “As vozes Anímicas”, “As vozes sociais” e “As vozes culturais”, com sessão de perguntas e respostas no final de cada bloco. O Evento encerra as 18:30h.

Uma das novidades deste ano é o apoio da Associação de Divulgadores Espíritas (ADE) de Campinas, que disponibilizou um canal on-line na TV Espírita (www.adecampinas.org.br/tv) para a transmissão ao vivo do evento. Além do site da TV Espírita, o internauta poderá acompanhar também através do site do “Caminhos” e da Casa do Caminho Instituição Espírita Cristã (casadocaminhosc.org).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site. As inscrições são limitadas a 300 lugares. Ao final do evento, os participantes inscritos receberão gratuitamente um CD com os anais do 5º Fórum.

Para maiores informações sobre a programação, localização e inscrição para o 5º Fórum Caminhos para o Espiritismo acessem o site:

www.caminhosparaoespiritismo.org.br

 

A Rádio Alô tem por objetivo assegurar espaço para divulgação de planos e realizações de entidades assistências, divulgar campanhas educativas, resgatar os valores éticos e sociais da pessoa e da família, favorecer a integração dos membros da comunidade, não discriminar, religião, raça, sexo, preferências sexuais, convicções político-ideológico-partidárias, condição social.  Toda e qualquer ação com o objetivo de ajudar ao próximo terá aqui espaço reservado.